Fórmula 1 terá piloto brasileiro em 2025 e fãs vão a loucura

Créditos: Reprodução/Instagram

Depois de sete anos, o Brasil volta a ter um representante no grid da Fórmula 1. Desde Felipe Massa, nenhum piloto nascido no país havia sido contratado em definitivo para correr na categoria de elite do automobilismo. Esse tabu foi quebrado por Gabriel Bortoleto, de 20 anos de idade, que é o novo piloto da Sauber para a temporada de 2025. 

Diversas especulações foram divulgadas acerca de uma possível troca nos pilotos da equipe desde julho. A partir do ano que vem, o brasileiro fará dupla com o alemão Nico Hulkenberg, que sairá da Haas. Ele assume a vaga do finlandês Valtteri Botas deixará o time suíço. 

Bortoleto é o atual líder da Fórmula 2 e campeão da Fórmula 3 (em 2023), e já acumula o número de pontos necessários (30) para a super licença de atuar na categoria mais disputada. Caso ele não seja campeão neste ano, terminará a classificação ao menos em sexto lugar.

Segundo dados do Globo Esporte, o paulistano será o 32°piloto brasileiro na Fórmula 1. O último havia sido Pietro Fittipaldi, que entrou no lugar de Romain Grosjean após o grave acidente nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi. Ele havia sido contratado como “temporário”, ao contrário de Massa, em 2017.

Por fim, vale destacar que Gabriel Bortoleto é assessorado há dois anos por Fernando Alonso através da A14, companhia que pertence ao espanhol e bicampeão mundial. Ele já fez parte da Academia de Jovens Pilotos da McLaren, que revelou nomes como Lewis Hamilton, Lando Norris e Oscar Piastri.