Forçou a saída do São Paulo, voltou ao Brasil e não está brilhando

Criado e formado nas categorias de base do São Paulo, o atacante Marquinhos deixou o clube pouco tempo após sua estreia na equipe profissional, realizada em 2021. Com pouco tempo de contrato, o atacante optou em não renovar com o clube, deixando a possibilidade de sair a custo zero aberta a outros clubes.

Na metade de 2022, acabou chamando atenção do Arsenal, da Inglaterra, que desembolsou 3,5 milhões de euros (R$ 18,4 milhões na época) na joia brasileira. O Tricolor comemorou a oferta, uma vez que a diretoria acreditava que perderia o atacante de graça.

Seu tempo na Europa não foi dos melhores, já que não teve espaço na equipe comandada pelo técnico Mikel Arteta. Acabou emprestado ao Norwich City, da segunda divisão inglesa e, posteriormente, ao Nantes, da França. Acabou não tendo o desempenho esperado e retornou ao Brasil nesta temporada.

Volta ao futebol brasileiro

Em fevereiro deste ano, Marquinhos foi anunciado como novo reforço do Fluminense. O clube carioca entrou em um acordo com o Arsenal pelo empréstimo do atacante de 21 anos de idade. O contrato ainda prevê uma opção de compra ao término do vínculo em dezembro.

O jovem teve um começo complicado devido a má fase da equipe, que ainda luta contra o rebaixamento. Disputou o total de 24 partidas na temporada até aqui, acumulando dois gols e o mesmo número de assistências.