Foi formado no São Paulo, aprendeu com Guardiola e agora virou treinador de futebol

Ex-jogador com passagens por Barcelona, Brescia, Roma, Al-Ahli e Dorados, Josep Guardiola i Sala tornou-se um dos maiores treinadores da história do futebol mundial. Com trabalhos de peso por Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, o espanhol de 53 anos é espelho para quem almeja seguir passos semelhantes.

É o caso do ex-atacante Thiago Oliveira, formado nas divisões de base do São Paulo e contratado para comandar o Uberaba Sport Club na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, que equivale ao terceiro nível do estadual. Já como treinador, ele teve a chance de fazer um estágio com Guardiola no Bayern de Munique.

Sobre o período, o técnico do Uberaba relembra com carinho as trocas de ideias com o espanhol: “Aprendi bastante [com Guardiola] na questão tática e técnica. Ele me direcionava muito, então foi uma grande experiência e oportunidade que tive na minha vida”. Os dois chegaram a ser companheiros de clube no Catar.

Thiago foi um dos destaque da geração que revelou Kaká e Júlio Baptista no São Paulo, mas não teve tantas oportunidades quanto a dupla que faria sucesso também no futebol europeu. Rodando pelo mundo da bola, o então atacante foi companheiro de Guardiola no Al-Ahli, já na reta final da carreira do ex-volante.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Agora técnico, Thiago Oliveira disputará a terceira divisão mineiro a partir do dia 31 de agosto. O Uberaba está no Grupo C ao lado de Araguari, Araxá, Essube, Nacional de Uberaba e Paracatu. Fundado em 1917, o clube já disputou a primeira divisão do estadual em 43 oportunidades, a última delas em 2012.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.