Fluminense é campeão Mundial?
Campeão da Copa Libertadores da América pela primeira vez na última temporada, o Fluminense não conseguiu repetir o mesmo feito no Mundial de Clubes da FIFA. Em dezembro, após superar o Al-Ahly, do Egito, nas semifinais, o Tricolor Carioca acabou parando no forte Manchester City de Pep Guardiola na grande decisão.
Com gols de Julian Álvarez (dois), Nino (contra) e Phil Foden, os ingleses venceram por sonoros 4 a 0 na Arábia Saudita e levantaram o troféu, encerrando o sonho do Fluminense de maneira trágica. O que muito gente não sabe é que o clube do Rio de Janeiro já se considera campeão mundial graças a um outro torneio.
Em 1952, ano em que completou 50 anos de existência, o Fluminense venceu a Copa Rio, mesmo torneio que o Palmeiras, vencedor em 1951, busca ter reconhecimento da Fifa como mundial. Chancelada por Jules Rimet, Stanley Rous e Ottorino Barassi, dirigentes da FIFA, a competição foi decidida contra o Corinthians.
“Foi um torneio internacional entre os maiores clubes da América do Sul e da Europa. As duas edições ocorreram propositadamente logo após a Copa de 1950. A Fifa estimulou a competição e ela foi um torneio para tudo o que passamos a ver depois, inclusive a Champions League”, disse Dhaniel Cohen, do Flu-Memória.
Sediado no Rio de Janeiro e com ampla cobertura da imprensa esportiva europeia, o torneio reuniu equipes estrangeiras campeãs e vice-campeãs de seus países no ano anterior, como Áustria Viena (Áustria), Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal).
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.