FIFA suspendeu Rony por 4 meses do futebol
Estrela do Palmeiras, o atacante Rony foi comunicado pela Fifa e recebeu uma suspensão do futebol por quatro meses. O fato ocorreu em 2017, quando o atleta ainda não estava no centro das atenções do futebol brasileiro. Pelo contrário, ele havia deixado o Albirex Niigata, do Japão, depois de um empréstimo de um ano. Ele foi acusado de abandono de emprego, resultando em uma série de questões na Justiça a serem resolvidas na época.
Um ano depois, o jogador fechou contrato com o Botafogo. Entretanto, os japoneses alertaram o clube carioca do ocorrido, e acabaram desistindo da contratação. No mesmo ano, ele também foi disputado entre Palmeiras e Corinthians, que também não prosseguiram com a negociação.
Enxergando uma oportunidade, o Athletico-PR fechou um acordo com Rony, que veio a ser punido pela Fifa meses depois. O Albirex Niigata entrou na Justiça e pediu o pagamento no valor de US$ 10 milhões (cerca de R$ 40 milhões na cotação da época) ao CAP, alegando uma multa de quebra de contrato por sua contratação.
Rony foi punido depois de passagem pelo Japão
Depois de ter sido contratado pelo Palmeiras em 2020, o clube alviverde tomou providências e acionou a Fifa um ano depois, depois de ter um recurso aprovado na Corte Arbitral do Esporte (CAS), para que ele jogasse sem qualquer risco de um novo gancho da entidade.