FIFA surpreendente e entrevista jogador do São Paulo
Welberlieskott De Halim Jardim, ou Welber Jardim, da forma mais simples, foi um dos destaques da seleção da Indonésia nesta Copa do Mundo Sub-17. Aos 16 anos, o atleta pertence ao São Paulo, e integra as categorias de base de Cotia, sendo visto com muito potencial internamente.
Apesar de jogar pelo Tricolor do Morumbi, sua caixa de mensagens do Instagram estava com muitas mensagens de indonésios. Em entrevista exclusiva à FIFA, ele conta sobre o choque de realidade.
“Foi do nada isso. Aumentou muito [hoje são 70,4 mil seguidores no Instagram]. E aí apareceram as pessoas falando que precisavam de mim para jogar a Copa. No começo eu pensava que era só coisa de pessoas normais falando. ‘Se eles querem, ué, vamos ver se sai alguma coisa’, pensei.”
Ele iniciou sua trajetória no futebol aos seis anos de idade, quando atuava pelo time de futsal do Palmeiras. Aos nove, foi para o São Paulo e começou a jogar no campo, mas ainda como meio-campista. Tempos depois, mudou para a lateral, onde é destaque hoje em dia.
“ É um jogador de boa qualidade e bom entendimento do jogo, viu a condição dele de atuar na lateral. Ele teve a oportunidade de fazer jogos oficiais e desempenhou muito bem. Consegue ter a leitura de jogar por fora e por dentro. Precisa melhorar nas questões ainda de jogar em espaços mais longos, mas é um jogador bom de espaço curto, com bom domínio e controle de bola, e com o passar do tempo, ganhando maturidade, vai ser um bom jogador para essa posição, disse Alexandre Silva, treinador da base do SPFC.
Após muitos rumores de que poderia ser convocado, a federação da Indonésia entrou em contato com sua mãe, Lielyana, nascida no país. No começo ele estava em dúvida se aceitaria o convite, mas seus companheiros no Tricolor o incentivaram.
“Ôxe, os moleques ficaram até doidos [risos]. ‘Lógico que vai, né? É Copa do Mundo, chance única’, disseram, e é realmente isso. Falei com minha mãe, então: ‘Mãe, eu vou?’, e ela disse: ‘Vai, pode ir’, e essa foi a palavra final”, revelou Well.
Welber se mudou para o Brasil quando tinha apenas cinco anos
Welber é nascido na ilha de Bali, enquanto seu pai, Elisangelo Jardim de Jesus, é brasileiro, e também foi jogador, com passagens pela Indonésia, Malásia e Coreia do Sul. Quando Well tinha cinco anos de idade, se mudaram para o Brasil.
“Nunca mais tinha voltado para cá. A única que voltava era minha mãe. Eu era muito pequeno, e o que me lembro de Bali é que era muito bonita, com praia, essas coisas. Mas ainda não consegui ir lá para rever”, comentou o jovem de 16 anos.