Fifa se manifestou sobre o São Paulo no Mundial de Clubes

O São Paulo ainda é o único clube brasileiro a ser tricampeão mundial. O Tricolor conquistou o troféu em 1992, batendo o Barcelona, venceu o Milan no ano seguinte, e o Liverpool, em 2005.

Buscando homenagear o SPFC, a Fifa divulgou um texto em seu site oficial, no qual destacava o ex-goleiro Rogério Ceni e todos os seus feitos na campanha vencedora de 2005.

O primeiro duelo do SPFC no Mundial de 2005 foi diante do Al Ittihad, da Arábia Saudita. Apesar de ter sido uma partida muito complicada, o Soberano levou a melhor com 3 a 2, e contou com um gol de Rogério Ceni, o 21° na temporada. 

Na decisão contra o Liverpool, que tinha levantado a Liga dos Campeões da Europa em cima do Milan, Ceni novamente foi decisivo. A Fifa relembrou que o time comandado pelo espanhol Rafa Benítez não sofria um gol há muito tempo, marca que foi quebrada pelo volante Mineiro, autor do único gol da partida.

“O goleiro brasileiro impediu gols de Steven Gerrard (são-paulinos jamais se esquecerão da defesa de Rogério em uma falta batida por Gerrard, que teria acertado o ângulo se não fosse pela intervenção de Ceni), Luis Garcia (com uma defesa acrobática, de uma mão só), Sami Hyypia, Harry Kewell, Fernando Morientes e Florent Sinama Pongolle”, disse a Fifa.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A entidade destaca o coletivo do Tricolor na época, treinado por Paulo Autuori, mas que Rogério Ceni conseguiu se destacar em relação aos demais.

“Aquele Tricolor tinha um coletivo muito forte, é claro; mas foi sobretudo graças a Rogério Ceni e Mineiro que o São Paulo se tornou o primeiro clube da história a conquistar três títulos mundiais em suas três primeiras tentativas”, escreveu a entidade.

Em entrevista pós-jogo, o inglês Steven Gerrard, lenda absoluta do Liverpool, comentou sobre a situação de Rogério Ceni:”Ele tem uma reputação como artilheiro e marcador de gols, mas também é um dos melhores goleiros que já vi”, destacou.