FIFA se manifesta e confirma que o Palmeiras não tem título Mundial
Rival histórico do São Paulo, o Palmeiras vive uma das grandes fases de sua história. Desde a chegada do português Abel Ferreira ao comando técnico em outubro de 2020, o Alviverde empilhou títulos como duas Libertadores da América, um Campeonato Brasileiro e uma Copa do Brasil. Um sonho, no entanto, ainda permanece em aberto.
Único dos três grandes da capital paulista que ainda não levantou a taça do Mundial de Clubes, o Palmeiras tentou, por anos, emplacar a conquista da Copa Rio de 1951 como título mundial. Na ocasião, o clube bateu a tradicional Juventus, da Itália, para levantar o troféu do torneio, que acabaria extinto no ano seguinte.
Porém, de acordo com a FIFA, maior entidade do futebol, a conquista palmeirense não pode ser considerada como um mundial. Segundo a entidade, nem mesmo a Copa Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004, tem o mesmo reconhecimento. Tal decisão afeta não só o Palmeiras, mas clubes como Santos, Flamengo e Grêmio.
Em visita recente ao Brasil, o presidente da entidade, Gianni Infantino, chegou a brincar se o reconhecimento ou não da Copa Rio como um mundial seria pauta de conversa com o então presidente Jair Bolsonaro: “Vamos conversar de futebol, é claro. Sobre o título mundial do Palmeiras… para os milagres, tem que perguntar para outro, não para mim”.
Palmeiras bateu na trave há dois anos
Já sob o comando de Abel Ferreira, o Palmeiras teve duas grandes oportunidades para alcançar o sonhado título do Mundial de Clubes. Em 2020, o clube sequer passou do Tigres, do México, e acabou com apenas o quarto lugar no torneio. Já no ano seguinte, o Alviverde foi mais longe e chegou na grande decisão contra o Chelsea.
Em um jogo bastante movimentado e nervoso, o alemão Kai Havertz decidiria para os ingleses já nos minutos finais da prorrogação. Sem conquistar a taça, o Palmeiras não adentrou ao grupo de brasileiros campeões do torneio que hoje é composto por São Paulo, Internacional e Corinthians.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.