FIFA removeu um Mundial de Clubes do Corinthians e São Paulo se isolou ainda mais

Créditos: Reprodução/FIFA

Considerado, talvez, o título mais importante para os clubes sul-americanos, o Mundial de Clubes é alvo de constantes discussões entre os torcedores. Muitos afirmam que as conquistas do Corinthians, em 2000, e do Palmeiras, em 1951, são “falsas”. Enquanto isso, os são-paulinos continuam ostentando os três títulos.

Durante a participação do Palmeiras no Mundial de 2021, a própria Fifa “esqueceu” de mencionar que o Corinthians havia vencido em 2000, e citou apenas a conquista de 2012. Na ocasião, o Alvinegro, que era comandado pelo técnico Tite, venceu o Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0 na final, com gol de Paolo Guerrero.

As discussões da legitimidade ou não da conquista gera muito desconforto nos torcedores e, consequentemente, risadas e provocações do outro lado. Assim como os palmeirenses afirmam que o Mundial de 2000 era uma possível “farsa”, os corintianos dizem o mesmo em relação ao torneio disputado em 1951, a chamada Taça Rio.

São Paulo é tricampeão mundial

Em meio a isso, os torcedores do São Paulo batem no peito e afirmam, com orgulho, que o clube do Morumbi é tricampeão do mundo. A primeira conquista veio em 1992, depois de derrotar o Barcelona, da Espanha. Um ano depois, o time de Telê Santana voltou a Tóquio e derrotou o Milan, da Itália. O terceiro e último título aconteceu em 2005, ao bater o Liverpool da Inglaterra.