Fifa reconhece os mundiais de Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo? Informação confirmada

Créditos: Reprodução/FIFA

O Mundial de Clubes é, talvez, o torneio que os brasileiros e sul-americanos no geral dão mais importância. Entre diversas discussões entre torcedores, a mais comum é desmerecer as conquistas anteriores às de 2005, ano em que a Fifa mudou o formato da competição.

Apesar disso, a própria entidade já oficializou, durante reunião em 27 de outubro de 2017, que os clubes que foram campeões da antiga Copa Intercontinental (1960 a 2004) são considerados campeões mundiais. O torneio era disputado entre os vencedores da Libertadores da América e da Liga dos Campeões da Europa.

“Entre 1960 e 2004, houve a Copa Intercontinental, organizada pelas duas confederações com a aprovação da Fifa, o que evoluiu, digamos assim, para a Copa do Mundo de Clubes que começou a ser disputada após 2004”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino,  em 2017.

O pedido de rendimento dos campeões do antigo torneio foi realizado por Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, através de uma carta Através de suas redes sociais, o mandatário da entidade comemorou a decisão. “Agradeço a aprovação pelo conselho da Fifa da proposta da Conmebol de reconhecer títulos de Copas Intercontinentais como Mundiais de Clubes”, escreveu Alejandro.

Com a mudança, o São Paulo pode, oficialmente, se declarar tricampeão mundial. Em 1992, o Tricolor conquistou o mundo pela primeira vez ao bater o Barcelona. No ano seguinte, os comandados de Telê Santana levantaram o troféu mais uma vez, desta vez contra o Milan. Já com o novo formato, em 2005, o São Paulo bateu o Liverpool.

Clubes brasileiros que são campeões do mundo