Fifa premia a Seleção Brasileira por desempenho nas Olímpiadas
Depois do ótimo desempenho nos Jogos Olímpicos de Paris (medalha de prata), a Seleção Brasileira Feminina subiu no ranking da Fifa, que foi atualizado na última sexta-feira (16). Agora, o Brasil ocupa o 8° lugar na tabela, com o total de 1970,36 pontos conquistados.
A Espanha, que venceu a edição atual da Copa do Mundo, perdeu a liderança e acabou caindo para o terceiro lugar. As mesmas acabaram eliminadas para a própria Amarelinha na semifinal, com direito a goleada por 4 a 2. Depois de ganharem o ouro em Paris, os Estados Unidos assumiram o primeiro posto no ranking da Fifa, enquanto a Inglaterra ficou com o segundo lugar.
Vale lembrar que o Brasil não estava nem no top-10 da Fifa até o final de 2023. A Seleção apareceu entre as 10 melhores do mundo depois da Copa Ouro da Concacaf, quando ficou em segundo lugar. Em junho, antes dos Jogos Olímpicos, ficou em 9° lugar geral.
Após o retorno com a medalha de prata, a delegação do Brasil retornou ao país e se dirigiu à sede da CBF para ser recepcionada. Marta, principal, nome da história do futebol feminino brasileiro, disse que apesar de desacreditada, a Seleção voltou a ser respeita.
“A gente chegou desacreditada por muitas pessoas, por muita gente, e sendo motivo de desconfiança, até mesmo se chegaria à final. Vieram as adversidades e foi aí que a gente mostrou que é uma equipe, que é uma união, que é uma unidade. E não desacreditamos em nenhum momento. Celebrando uma vitória que é de todos. […] Estou muito feliz, muito orgulhosa. Quero agradecer a todas as minhas companheiras. Nossa Seleção voltou a ser respeitada”, disse Marta.
Veja o ranking atualizado da Fifa:
- Estados Unidos – 2076.9 pontos
- Inglaterra – 2023.42 pontos
- Espanha – 2021.09 pontos
- Alemanha – 2014.11 pontos
- Suécia – 1986.8 pontos
- Canadá – 1982.24 pontos
- Japão – 1974.34 pontos
- Brasil – 1970.36 pontos
- Coreia do Norte – 1944.23 pontos
- França – 1938.4 pontos