FIFA pode “punir” o São Paulo por título

Depois de anunciar o novo formato do Mundial de Clubes com início a partir de 2025, a Fifa acabou dando uma má notícia ao São Paulo, que ainda tem chances de disputar o torneio. Isso porque de acordo com a divulgação da própria entidade, a competição será disputada na metade da temporada do futebol brasieiro, que representa o período de férias em outras ligas, como nas europeias.

O novo Mundial deve acontecer entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Ou seja, caso consiga garantir sua vaga ao vencer a próxima Libertadores, o Tricolor ficará um mês sem jogar no calendário nacional e internacional (Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores). Desta forma, teria que agendar as partidas.

A situação do Mundial de Clubes deve obrigar a CBF a encontrar uma solução junto à Conmebol para remarcar os compromissos de suas respectivas competições. A parte boa é que as entidades terão tempo de discutir sobre o assunto por mais um ano e meio. De qualquer forma, o Tricolor será prejudicado caso consiga a vaga.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Vale lembrar que o novo Mundial de Clubes será no mesmo formato da Copa Do Mundo, contando com 32 clubes participantes realizados a cada quatro anos, com fase de grupos e jogos únicos a partir do mata-mata.

Tricolor pode voltar a Copa Intercontinental

Além de especificar um pouco mais sobre o novo formato do torneio internacional, a Fifa aproveitou e divulgou a mudança do atual Mundial, que se chamará Copa Intercontinental, mesmo nome usado na década de 1980 e 1990. O formato será o mesmo do atual, mas os times sul-americanos entrarão na fase anterior à semifinal.

O São Paulo poderá voltar ao torneio caso seja campeão da Libertadores de 2024. A equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior garantiu vaga após conquistar a Copa do Brasil deste ano. Vale lembrar que o SPFC é tricampeão mundial sendo o único brasileiro a ostentar esse feito. Venceu em 1992, 1993 e 2005.