FIFA não quer saber e bate o martelo se Palmeiras tem mundial

Apesar de ser um troféu deixado muitas vezes em segundo plano para os clubes europeus, o Mundial de Clubes é, provavelmente, a taça mais prestigiosa que um time brasileiro pode levantar.

Justamente por isso, existem diversas discussões e polêmicas envolvendo tal torneio. No início de dezembro de 2022, a FIFA, buscando diminuir as falácias sobre a competição, disse que apenas os clubes que conquistaram o Mundial de Clubes podem ser considerados campeões mundiais. Vale lembrar que a primeira versão no formato da FIFA aconteceu em 2005.

A edição citada foi a que mudou completamente as regras e participantes. Antes sendo uma partida disputada entre o campeão sul-americano e o europeu, agora contava com clubes de seis continentes. Anteriormente, o Botafogo havia entrado com um recurso para ser reconhecido como o campeão da Pequena Taça Mundo em 1967, 1968 e 1970.

Entretanto, a FIFA bateu o martelo dizendo que as conquistas anteriores (Copa Rio ou Copa Intercontinental) não eram títulos mundiais da entidade. Diversos brasileiros foram prejudicados, como o São Paulo, Santos, Grêmio e Flamengo, mas não mais que o Palmeiras.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Os alviverdes alegam ter conquistado o primeiro mundial da história, realizado em 1951 como Copa Rio. Sem a validação, os palmeirenses seguem em busca do tão sonhado título, que foi conquistado pelo São Paulo, em 2005, e pelo Corinthians, em 2012, além da edição em 2000.

Por outro lado, o Palmeiras, que vive uma crescente nos últimos anos, perdeu a chance de quebrar o tabu em 2020, ficando em quarto lugar, e em segundo, no ano seguinte, quando perdeu para o Chelsea, na final.

Levando em conta os títulos conquistados no período antecedente à FIFA, o São Paulo é o maior campeão entre os clubes brasileiros, com três conquistas gerais (Copa Intercontinental de 1992 e 1993 e Mundial de 2005).