FIFA não quer nem saber e pode dar vaga pro São Paulo no Mundial de Clubes

Guerreiro, o São Paulo jogou a partida do ano na noite desta quinta-feira (8) contra o Atlético-GO. Derrotado em Goiânia há uma semana por 3 a 1, o Tricolor teria de vencer por dois gols para, ao menos, levar a decisão de uma vaga na grande final da Copa Sul-Americana para a disputa de pênaltis. A vitória por 2 a 0, com dois gols de Patrick, foi o primeiro passo para a virada.

Nos pênaltis, Gabriel Baralhas e Léo Pereira desperdiçaram as suas respectivas cobranças e o São Paulo acabou levando a melhor por 4 a 2. A vitória garantiu os comandados do técnico Rogério Ceni na final do torneio. Na busca pelo bicampeonato da Sul-Americana, o São Paulo enfrentará o Independiente del Valle, do Equador, no dia 1º de outubro, na Argentina.

O possível título da competição, além de garantir uma vaga na próxima Copa Libertadores e na disputa da Recopa Sul-Americana de 2023, pode separar uma outra surpresa para o torcedor são-paulino. Afinal de contas, ainda há a possibilidade do título continental dar uma vaga para o novo formato do Mundial de Clubes proposto pela FIFA.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Há três anos, a entidade máxima do futebol aprovou um novo formato para o torneio, que seria disputado por 24 times a partir de 2021. A pandemia de COVID-19, no entanto, impediu a implementação e as últimas edições foram disputadas no modelo tradicional, com um representante de cada continente e um do país-sede.

No novo formato, que ainda tem chances de acontecer nos próximos anos, a América do Sul teria direito à seis vagas: duas para os últimos campeões da Libertadores, duas para os da Sul-Americana e outras duas com critérios ainda não definidos. O torneio acontecerá de quatro em quatro anos.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino e siga o melhor site sobre o Tricolor no Instagram.