FIFA deu aval para o São Paulo comemorar 2 títulos mundiais

Créditos: Reprodução/FIFA

O Mundial de Clubes é como o Olimpo do futebol para os clubes sul-americanos. A glória de vencer a Libertadores e posteriormente a equipe vencedora da Liga dos Campeões da Europa é inigualável. Justamente por isso, muitos consideram o título mais importante de um clube.

Contudo, outros torcedores não compartilham da mesma opinião e buscam argumentos para diminuir as conquistas. Um deles foi com base em um vídeo que viralizou em 2022, no qual Gianni Infantino, atual presidente da Fifa, fala sobre o novo Super Mundial de Clubes.

“O Novo Mundial de Clubes da Fifa será a competição que toda pessoa, toda criança, qualquer um que goste de futebol, está esperando. É o primeiro real e verdadeiro Mundial de Clubes, em que os melhores clubes do mundo vão competir. E vai ser grande porque, por definição, os melhores jogadores estão nos melhores times, e os melhores times vão jogar o Mundial de Clubes da Fifa”, disse.

SPFC é tricampeão mundial

Muitos levaram a fala como uma afirmação que os antigos campeões mundiais, ou seja, até a época da criação do torneio específico da Fifa, não sejam considerados, de fato, vencedores dos troféus. Entretanto, a afirmação é falsa. Em outubro de 2017, a própria Fifa reconheceu todos os campeões da Copa Intercontinental como campeões mundiais. O torneio, que reunia os vencedores da Libertadores e da Liga dos Campeões, durou entre 1960 a 2004.

Desta forma, o São Paulo que ganhou o Mundial da Fifa em 2005, ao bater o Liverpool por 1 a 0, é tricampeão. Isso porque a lendária equipe comandada por Telê Santana venceu o Barcelona, em 1992, e o Milan, no ano seguinte.