FIFA compra briga com rival do São Paulo e caso vai parar nos tribunais

Créditos: Rubens Chiri/São Paulo

Em meio a polêmicas sobre a possibilidade da não realização do Super Mundial de Clubes, a FIFA se deparou com uma nova dor de cabeça. Encontrando dificuldades para fechar com patrocinadores oficiais em prol do torneio, a entidade travou briga com a Adidas, fornecedora de materiais esportivos que deixou o São Paulo na última temporada.

Em um contexto mais simplificado, a empresa esportiva alega que o contrato vigente com a FIFA, válido até 2030, dá direito à participação de sua logo como patrocinadora do Super Mundial de Clubes. No entanto, a entidade máxima do futebol pretende abrir concorrência com investidores dispostos a arcarem com cifras mais elevadas.

Com os representantes da Adidas sendo traídos devido ao trâmite adotado pela FIFA, o caso foi encaminhado ao Centro de Arbitragem Suíço, em Zurique, que deve ouvir as partes envolvidas nas próximas semanas. Para além da antiga patrocinadora do São Paulo, a Coca-Cola também briga para ter participação no torneio intercontinental.

“Como um dos parceiros corporativos mais antigos da FIFA, valorizamos nosso relacionamento e continuamos focados em continuar nossa parceria de sucesso juntos e em revigorar e envolver os fãs ao redor do mundo”, afirmou um porta-voz da Coca-Cola ao jornal The Guardian.

A crise com seus parceiros deu ênfase ainda maior em relação as dificuldades enfrentadas pela entidade em não encontrar patrocinadores para a competição. A nível de conhecimento, restando oito meses para o início do Super Mundial de Clubes, a FIFA somente fechou com a Hisense, empresa chinesa especializada em eletrodomésticos e eletrônicos.

Fim de contrato com o São Paulo

Em setembro de 2023, o São Paulo anunciou o fim da parceria com a Adidas, empresa responsabilizada pela fabricação dos uniformes da equipe paulistana. Os alemães possuíam a preferência na extensão do acordo, mas os dirigentes tricolores optaram por seguir novo caminho em busca da valorização do plantel no mercado da bola.

O elo entre Adidas e São Paulo durou cinco anos, mas teve um fim após os paulistanos alegarem que os atritos entre ambas as partes estremeceram a relação. Sobretudo, a New Balance assinou como a nova fornecedora do tricolor após desembolsar proposta de maior atenção ao clube, além de superaram as expectativas com as cifras elevadas.