Federação Paulista bate o martelo e acaba com piada sobre rebaixamento do São Paulo

Além de ser tricampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, além de hexa do Campeonato Brasileiro, o São Paulo Futebol Clube ostenta um feito que é celebrado até hoje pelos torcedores. Em 94 anos de história, o Tricolor jamais foi rebaixado.

Apesar disso, muitos rivais tentam de tudo para diminuir o clube. Um dos pontos mais citados por eles é o famoso Campeonato Paulista de 1990, no qual afirmam que o SPFC caiu para a segunda divisão do Estadual.

A resposta definitiva foi dada pela própria Federação Paulista de Futebol (FPF), ainda em 2021. Através do perfil oficial  do “Paulistão” no Instagram, a entidade promoveu uma interação de “verdade ou mentira”. Perguntada sobre o possível rebaixamento do Tricolor em 1990, a FPF soltou o veredito.

 “Mentira. O Regulamento do Paulista de 1990 não previa rebaixamento para a chamada Divisão Especial”, divulgou a FPF em seu Instagram oficial. 

A questão dura mais de três décadas, tudo por conta do regulamento da época. Na ocasião, o São Paulo havia feito uma campanha muito abaixo do esperado, e não alcançou a fase final. O torneio contava com 14 equipes, e estava claro que não haveria clubes rebaixados. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Mesmo assim, a questão se tornou uma polêmica, já que a classificação do Campeonato Paulista daquele ano organizaria os grupos da edição seguinte. Os 14 melhores estariam no Grupo 1, enquanto o restante no 2 (10 times), ou seja, os que não conseguem avançar em 1990, incluindo o SPFC e mais quatro times que subiram da divisão especial.