Falece jogador chamado de principe por Pelé
Morreu nesta quinta-feira (15) o ex-atacante Ivair, em São Paulo, de 79 anos, em decorrência de um câncer. Apelidado de “Príncipe do Futebol”, foi um dos maiores ídolos da história da Portuguesa. O mesmo defendeu a Lusa por quase dez anos e nunca escondeu sua ligação com o clube.
Começou a jogar futebol na Vila Espanhola, Zona Norte da capital paulista, e chamou atenção de um antigo diretor da Portuguesa. Acabou indo para o Canindé (na época chamado de estádio da Ilha da Madeira) e foi apelidado de Sabiá pelo ex-zagueiro Ditão, que era um de seus professores.
Fez sua estreia no time profissional em 1962, quando tinha apenas 17 anos. Ele marcou o gol do empate em 1 a 1 contra o Prudentina. Por conta da emoção de ter colocado a bola na rede, acabou desmaiando. Pelo menos é a versão do massagista Mário Américo. Isso porque o ex-jogador afirmava que passou mal por conta da fora da cabeçada.
Seu momento mais marante foi em um clássico contra o Santos, de Pelé, em 1963, quando marcou dois dos três gols na vitória da Portuguesa por 3 a 2. Perguntado sobre a atuação de Ivar, Pelé disse: “se eu sou o Rei, esse aqui é o Príncipe”.
Também atuou no Corinthians, no Fluminense, no América-RJ, no Paysandu, e no futebol dos Estados Unidos. O Portal do São Paulino manda nossas condolências aos amigos e familiares de Ivair.
Confira a despedida da Portuguesa
“Hoje, infelizmente nós da Portuguesa estamos de luto. Perdemos na noite desta última quarta-feira (14) um dos nossos maiores ídolos, o nosso Príncipe, o grande Ivair.
Jogador de brilho inigualável, foi apelidado de Príncipe por ninguém menos que Pelé. Em sua carreira vencedora, além de vestir a camisa da Lusa por 12 anos, vestiu também com orgulho a camisa da seleção brasileira e de tantos outros times. Era de uma simpatia única, de um jeito irreverente e de um amor pela Lusa inigualável.
Príncipe, você não morreu, você está eternizado em nossos corações!
Descansa em paz.
À familia e amigos o nosso abraço.”