Ex-jogador do São Paulo é condenado por rachadinha quando era vereador
Multicampeão pelo São Paulo, o ex-volante Dinho foi condenado pela Justiça do Rio Grande do Sul a 3 anos e 4 meses de prisão após confirmação de envolvimento no esquema rachadinha. A informação foi divulgada primeiramente pelo portal ‘Globo Esporte’.
Segundo a denúncia do Ministério Público (MP) e a própria sentença de culpa, o ex-jogador desviava o valor de R$ 8 mil a cada mês de um salário de uma funcionária de seu gabinete. Isso ocorreu durante seu mandato de vereador em Porto Alegre, entre 2015 e 2017.
A pena ao ex-jogador é de menos de 4 anos, ou seja, ele tem o direito de cumpri-la em regime aberto, fora o pagamento de uma multa de valor não revelado pela fonte citada acima, e a prestação de serviços comunitários no período. Vale destacar que ele ainda poderá recorrer a decisão na Justiça.
Passagem pelo São Paulo
Dinho teve passagem de destaque no futebol brasileiro, em especial no São Paulo e no Grêmio. No Tricolor do Morumbi, jogou com o mestre Telê Santana, participando do período mais vencedor da história do clube.
Levantou a Copa Libertadores da América (1992 e 1993); Campeonato Paulista (1992); Mundial (1992 e 1993); Recopa Sul-Americana (1993) e Supercopa Libertadores (1993).
Sob o comando de Telê Santana, fazia uma função mais técnica, atuando como um segundo volante, muito por conta de sua versatilidade e polivalência. Podia tanto ser o primeiro homem do meio, piscando a bola e organizando o jogo, quanto como um elemento surpresa chegando ao ataque.