Ex-jogador do São Paulo coloca Guardiola e Luxemburgo no mesmo nível

Técnico com mais títulos do Campeonato Brasileiro no currículo, com cinco conquistas ao todo, Vanderlei Luxemburgo é reconhecido como um dos maiores treinadores da história do país. Tamanho sucesso fez com que o ‘Luxa’, como é carinhosamente chamado, alçasse voos quase que inacreditáveis em sua carreira.

Depois de comandar a Seleção Brasileira entre 1998 e 2000, o técnico recebeu o convite de Florentino Pérez para comandar o gigante Real Madrid. Se tornando o primeiro e até hoje único brasileiro a comandar o clube espanhol, Luxa esteve na primeira “era Galática” ao lado de astros como Ronaldo, Zidade, Figo e Beckham.

Contratado em dezembro de 2004, logo após conquistar o Brasileirão pelo Santos, o treinador assinou com o Real para receber 3 milhões de euros (R$ 16,3 milhões na cotação atual). Em resumo, Luxa recebeu, mensalmente, cerca de R$ 1,3 milhões em sua única temporada na Espanha, já que acabaria despedido um ano depois.

Mesmo com o fracasso na Espanha, o técnico retornou ao Brasil e ainda acumulou bons trabalhos por Palmeiras, Flamengo e Grêmio. Em entrevista o programa MunDu Meneses desta semana, o ex-jogador Fabiano, revelado pelo São Paulo, não poupou elogios a Luxemburgo e o comparou ao espanhol Pep Guardiola.

“Nível de Guardiola. Os times do Vanderlei eram embaçados, a gente que vinha jogar contra. Mudava (time). Não tinha medo de mudar, mudava muito rápido. De pensar muito rápido, de ter a leitura, tem treinador que é bom, mas que não tem a leitura rápida de jogo. De não ter medo de colocar os moleques para jogar”, afirmou.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.