Estes foram os melhores jogadores revelados por Zubeldía

Apesar de acumular bons resultados no comando do São Paulo, o técnico Luis Zubeldía vem sendo bastante criticado pela não utilização de alguns jovens das categorias de base de Cotia. Nomes como Moreira, Rodriguinho, William Gomes e Henrique estão à disposição, mas até agora , não caíram nas graças do comandante.

Por sinal, o treinador argentino foi questionado sobre o assunto durante coletiva de imprensa após a vitória por 2 a 0 contra o Goiás na última terça-feira (30), no Morumbis. Ele se defendeu afirmando que é um dos técnicos que mais utiliza das bases por onde passou em sua carreira.

“Nesse aspecto, sou um dos treinadores que promoveram mais jovens no futebol sul-americano. Isso é planejado. Eu já cheguei com o elenco formado. A diretoria sabe o que penso sobre os jovens, e vai haver momentos para incluí-los mais dentro do planejamento. É difícil pular duas casas no tabuleiro para colocar um jovem. Não é aconselhável. O aconselhável é planejar isso, e não fazer por impulso ou porque sim”, disse o argentino.

Após a declaração de Zubeldía, o UOL Esporte realizou uma pesquisa de alguns jovens talentos que passaram pelas mãos do treinador do São Paulo em outros clubes. De fato, alguns deles tiveram boas carreiras e defenderam clubes de diferentes partes do mundo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Talvez o mais famoso seja Rodrigo De Paul, que atualmente defende as cores do Atlético de Madrid. O bicampeão da Copa América e vencedor da Copa do Mundo com a Argentina foi treinado por Zubeldía entre 2012 a 2014, no Racing. Além do meia, o atacante Luciano Vietto, ex-Villareal, Atlético de Madrid, Valencia e Sporting, também passou pelas mãos do técnico neste mesmo período.

Atualmente, o equatoriano Pervis Estupiñán é titular absoluto do Brighton, da Inglaterra, Contudo, foi orientado por Zubeldía em seu período na LDU entre 2014 a 2015, antes de se transferir ao Villarreal e, posteriormente, para a Premier League.

Um dos trabalhos mais comentados do treinador foi no Lanús. Em sua segunda passagem, que durou entre 2019 a 2021, lançou alguns conhecidos dos brasileiros como o atacante Flaco López, que defende as cores do Palmeiras atualmente. Em seu primeiro trabalho como treinador (2008 a 2010), Zubeldía trabalhou com o goleiro Agustín Marchesín, que defende as cores do Grêmio mas acumula boas passagens pelo Porto e Celta de Vigo, além do atacante Germán Cano, do Fluminense.