Escolha do Palmeiras é criticada e muito por Lucas Moura

Créditos: Rubens Chiri/São Paulo

Deslanchando com a camisa do São Paulo ao longo das últimas duas temporadas, Lucas Moura protagonizou polêmica fora das quatro linhas. Em entrevista cedida à jornalista Alinne Fanelli, da BandNews FM, o camisa 7 detonou a utilização do gramado sintético por parte de clubes como Palmeiras, Botafogo e Athletico Paranaense. 

Familiarizado com gramados de alto nível por ter construído boa parte de sua carreira na Europa, Lucas Moura foi enfático ao afirmar que o uso do sintético não deveria sequer ser pautado no Brasil ou fora dele. Para o craque do São Paulo, quase todos os jogadores são contra jogar em estádios com a grama artificial em questão.

“Tenho quase certeza que 99% dos jogadores reprovam o gramado sintético, o jogo muda, é outra realidade, não tem sentido. O futebol brasileiro que revela tantos bons jogadores, é visado, competitivo, não tem sentido jogar em gramado sintético, sou totalmente contra. Temos totais condições de fazer um gramado natural de qualidade. O gramado sintético não pode, nunca, ser uma opção. É outro esporte, essa é a minha opinião”, desafabou.

A nível de conhecimento, somente Botafogo, Athletico-PR e Palmeiras adotaram a troca da grama natural para a sintética, fator que tem gerado grandes discussão entre os demais clubes. Para alguns jogadores, a dinâmica de jogo é totalmente diferente, enquanto outros especialistas acreditam que a tendência de lesões aumenta gradativamente no tapete em questão.

Palmeiras não pretende mudar gramado

Ainda que os questionamentos sejam levantados pela imprensa nacional, a diretoria do Palmeiras não pretende se desfazer de seu gramado sintético. Durante coletiva de imprensa, o técnico Abel Ferreira detonou a postura de clubes adversários em serem contra a implantação da grama artificial. Para o português, a maioria dos estádios brasileiros não oferecem gramados bons.

“Para ser sincero há gramados naturais muito piores que nosso sintético. O Athletico foi o primeiro, Palmeiras o segundo e o Botafogo o terceiro. Quando a CBF conseguir ter uma qualidade igual tem o gramado do Corinthians, onde só joga ele, aí podem reclamar do sintético. Aquele jogo City x Real Madrid parecia o tapete lá de casa, aí poderemos falar do gramado. Quando todos tiverem gramados bons, poderemos falar. 80% dos gramados aqui não são bons”, disparou o treinador.