Desempata domingo: Super equilíbrio nas finais entre cariocas e paulistas

Dois dos principais clubes do futebol brasileiro, São Paulo e Flamengo irão decidir a Copa do Brasil no próximo domingo (24). Sonhando com o inédito título do tradicional torneio, o Tricolor precisa de apenas um empate para sair do Morumbi com o troféu após bater o time comandado por Jorge Sampaoli por 1 a 0 no Rio de Janeiro.

Além de significar a conquista histórica de um torneio jamais conquistado pelo clube, a taça da Copa do Brasil significará também um desempate entre paulistas e cariocas quando o assunto são decisões nacionais entre os dois estados mais vitoriosos do país. Ao todo, clubes de São Paulo e Rio de Janeiro já decidiram 12 torneios do tipo.

Deles, três foram pela Copa do Brasil. Aqui, a vantagem é paulista, com os surpreendentes títulos de Santo André e Paulista sobre Flamengo e Fluminense, respectivamente. No ano passado, o Rubro-Negro diminuiu a distância ao bater o Corinthians na decisão. Já pelo Brasileirão, vantagem carioca: 5 a 4.

Constantemente presente em finais nas últimas temporadas, o Flamengo acumulou vices para o Palmeiras na Copa Libertadores da América de 2021 e na Supercopa do Brasil na atual temporada. Antes, neste mesmo torneio, havia superado o Alviverde em 2021.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Confira o histórico de finais entre cariocas e paulistas

Três finais de Copa do Brasil:
2004 – Santo André x Flamengo
2005 – Paulista x Fluminense
2022 – Flamengo x Corinthians

Nove finais de Brasileirão:
2000 – Vasco x São Caetano
1997 – Vasco x Palmeiras
1995 – Botafogo x Santos
1989 – Vasco x São Paulo
1983 – Flamengo x Santos
1972 – Palmeiras x Botafogo
1965 – Santos x Vasco
1964 – Santos x Flamengo
1963 – Santos x Botafogo

Os campeões estão à esquerda. Ao todo, são seis títulos para cada lado.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.