A eleição presidencial da CBF não será unânime como na última edição. No total, 20 clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro divulgaram uma nota nesta quarta-feira (21), afirmando que seus representantes não estarão presentes ao evento, marcado para este domingo (25), como uma forma de protesto.
Os clubes são: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.
Na nota oficial emitida pelas agremiações, os mesmos destacam que não concordam com o processo e solicitam “democracia, transparência e representatividade”. Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, é candidato único e deve substituir Ednaldo Rodrigues.
“Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”, diz trecho da nota.
Data da eleição da CBF
Mandatário da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos não conseguiu apoio suficiente das federações para concluir sua candidatura. A eleição da CBF acontecerá neste domingo, às 10h30 (de Brasília), na sede da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Desta forma, Samir Xaud, de 41 anos, será eleito e comandará a CBF por quatro anos (2025 a 2029). Ele recebeu o apoio direto de Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
Veja a nota oficial
“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”