Daniel Alves aceita pagar valor alto para tentar escapar da cadeia

Preso desde o dia 20 de janeiro, o caso Daniel Alves ganhou mais um episódio. Isto porque seus representantes legais pagaram o valor de 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil na cotação atual) à Justiça espanhola como indenização de danos causados à vítima.Ou seja, sua pena máxima poderá ser reduzida, caso realmente ele for condenado a estupro.

De acordo com informações divulgadas pelo portal UOL, a quantia foi depositada pela advogada Miraida Puente, que trabalha para o brasileiro desde o início do processo, ou seja, em janeiro.

Além dela, Daniel era representado por  Cristóbal Martell (fevereiro a setembro). Contudo, ele saiu do caso por acreditar que não há como reverter a situação. Em seu lugar, Inés Guardiola foi contratada.

O Código Penal espanhol diz que um pagamento de indenização para reparação dos danos causados tem que ser desembolsado. Desta forma, caso Daniel Alves de fato seja condenado a cadeia pelo crime, a vítima receberá o dinheiro.

Quanto tempo Daniel Alves pode ficar preso?

Na Espanha, a pena máxima para casos de violência sexual é de 12 anos na cadeia. Contudo, ela pode ser menor, já que segundo o Artigo 66, “quando houver apenas uma circunstância atenuante, a pena aplicada será a metade inferior da que define a lei para o delito”. Logo, ele ficaria seis anos preso.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O pagamento realizado nos últimos dias foi uma forma de tentar diminuir o tempo que supostamente ficaria em cárcere. Todavia, a Justiça ainda pode dar ao atleta uma pena maior do que os seis anos “esperados”, em caso de achar outros fatores que tenham piorado o crime.