Corinthians precisou de ajuda da arbitragem para ser campeão mundial

Campeão do Mundial de Clubes em 2012, após derrotar o Chelsea, por 1 a 0, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, o Corinthians pôs fim a incômoda piada dos rivais de que nunca havia conquistado um título mundial, com torcedores de São Paulo, Santos e Palmeiras afirmando que o torneio de 2000 não passou de um “mundialito”.

Considerada como a primeira edição do novo Mundial de Clubes, o torneio de 2000, realizado em solo brasileiro, contou com uma final entre Corinthians e Vasco da Gama no Maracanã. Batendo o clube carioca nos pênaltis, o Alvinegro paulista se declarou campeão do mundo mesmo sem antes conquistar a Copa Libertadores.

O que muita gente não lembra é que, para conquistar o título em um Maracanã absolutamente lotado, o Corinthians contou com uma singela ajuda da arbitragem. Quem recordou um erro claríssimo do árbitro neerlandês Dick Jol foi o ex-atacante Edmundo, um dos grandes nomes do Vasco naquela polêmica decisão.

Em seu perfil oficial no Instagram, o hoje comentarista ironizou um impedimento marcado quando o relógio marcava 35 minutos do segundo tempo: “O TBT de hoje mostra que o Vasco seria campeão do mundo também! Se tivesse VAR, é claro”, disse Edmundo. No lance, dois zagueiros corintianos davam condições ao artilheiro. Relembre:

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Com a jogada impugnada, Vasco e Corinthians não saíram do zero e a decisão foi para os pênaltis. Na marca fatal, Edmundo foi, curiosamente, o responsável pela última cobrança. Tentando deslocar o goleiro Dida, o ídolo vascaíno acabou mandando a bola para fora e selou o título do Corinthians no Rio de Janeiro.

Relembre os clubes brasileiros campeões mundiais

São Paulo – Três títulos (1992, 1993 e 2005)
Santos – Dois títulos (1962 e 1963)
Flamengo – Um título (1981)
Grêmio – Um título (1983)
Internacional – Um título (2006)
Corinthians – Um título (2012)

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.