Corinthians pode perder pontos por cabeça de porco? Confirmado
O Corinthians respirou aliviado e venceu o Palmeiras por 2 a 0, nesta segunda-feira (4), na Neo Química Arena, pela 32° rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Rodrigo Garro e Yuri Alberto.
O clássico contou com uma cena curiosa: torcedores do Corinthians jogaram uma cabeça de um porco no gramado, aos 27 minutos do primeiro tempo. Autor do segundo gol, Yuri Alberto ajudou na retirada do animal e o jogo seguiu.
Mesmo que a provocação não tenha causado nenhum efeito no jogo em si, o Corinthians pode ser punido. A equipe comandada pelo técnico Ramón Díaz não deve perder pontos, mas segundo o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), uma das penas previstas é o pagamento de uma multa variável entre R$ 100 e R$ 100 mil.
Contudo, a , “a comprovação da identificação e detenção dos autores do lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade”. Desta forma, o Corinthians ficaria livre de qualquer punição caso consiga identificar o responsável por arremessar e levar a cabeça do porco ao estádio.
Perda de mando de campo?
O clube se atenta ao mesmo artigo citado, que consta que “lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”.
Tudo depende do relato da súmula do árbitro Wilton Pereira Sampaio. Entretanto, é difícil imaginar que o profissional conste o ato como algo grave, já que não atrapalhou o andamento do duelo.