Conmebol pune o São Paulo

Créditos: Rubens Chiri, Paulo Pinto e Nilton Fukuda/Saopaulofc.net

Fora da Libertadores da América, o São Paulo foca na reta final do Campeonato Brasileiro e já faz seus planos para a temporada que vem. O que o clube não esperava era a punição recebida recentemente pela Conmebol.

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Gabriel Sá, o São Paulo recebeu uma multa de 135 mil dólares (algo em torno de R$ 765 milhões, na cotação atual), por conta dos antecedentes a partida contra o Botafogo, pelas volta das quartas de finais. O duelo aconteceu no dia 25 de setembro, no Morumbis.

O Tricolor foi punido devido a recepção da torcida, que contou com fumaça e diversos sinalizadores, além de faixas e bandeiras. A Conmebol impõe algumas regras para tais atitudes. Segundo Gabriel Sá, o gancho foi por conta de: 

  1. 80 mil dólares por violar as normas de comportamento no esporte, com advertência de que, em caso de reincidência, o clube pode ser obrigado a jogar com portões fechados.
  2. 20 mil dólares por violar o plano operacional de segurança do estádio.
  3. 15 mil dólares por não seguir as regras sobre o uso de refletores.
  4. 10 mil dólares por comportamento ofensivo ou manifestações difamatórias.
  5. 10 mil dólares por não acatar as instruções do oficial da partida

Em relação ao duelo, o São Paulo foi eliminado nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal. Agora, a equipe paulista foca na reta final do Brasileirão visando chegar à próxima edição da Libertadores.