Confirmada a nova escalação da Seleção Brasileira de Dorival Junior
Nesta quinta-feira (14), a Seleção Brasileira volta a campo para a disputa da décima primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, diante da Venezuela. Devido ao número de baixas por lesões de última hora, o técnico Dorival Júnior precisou fazer várias modificações na titularidade da única equipe pentacampeã mundial.
Para o embate a ser realizado no Estádio Maturín, o treinador terá o retorno de Vinícius Júnior, que esteve ausente no duelo diante do Peru, no dia 15 de outubro. Em contrapartida, Rodrygo e Éder Militão, por lesões, foram cortados desta Data Fifa. Para além das novidades na escalação encontra-se Gerson ocupando o lugar de Lucas Paquetá.
Confira a escalação de Dorival Júnior:
- Ederson, Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Savinho, Vini Jr. e Igor Jesus.
Em coletiva de imprensa, o treinador da Seleção Brasileira lamentou as seguidas lesões de jogadores importantes. Neymar, que ficou afastado dos gramados por um ano, acabou novamente sendo mandado ao departamento médico do Al-Hilal. Por sua vez, Éder Militão sofreu ruptura total do ligamento do joelho e dos meniscos, sendo cortado dos planos da Amarelinha até meados de 2025.
“Tivemos umas situações complicadas nos últimos tempos. Uma lesão em cima da outra, praticamente. Militão, Bremer? Neymar aí voltando. Faz parte do nosso trabalho, não é fácil passar por esse momento. Isso faz com que o jogador crie uma couraça, uma resiliência, e se fortaleça. Ninguém deseja [lesão], acabou acontecendo, e que todos possam voltar rapidamente e brigando por seus espaços”, analisou Dorival.
Seleção Brasileira e os critérios das convocações
Em meio a críticas por suas convocações, Dorival removeu um momento da coletiva para explicar seus critérios. Deixando Endrick de fora da atual Data Fifa, o treinador detalhou que a idade não é fator predominante na hora de escolher os 23 nomes para defender a Seleção Brasileira. Segundo o comandante, as performances constantes são o principal ponto de suas tomadas de decisões.
“Temos jogadores espalhados em todos os clubes, jogadores importantes no futebol mundial. Jogadores altamente capacitados, reconhecidos mundialmente. Os melhores não estão unicamente lá fora. Outros merecem também, mas opto pelos 23 melhores de acordo com o que levantamos. Independe da idade, clube, país. Não tem problema. Vou convocador jogador de qualquer clube do futebol brasileiro ou as equipes que você citou”, explicou ele.