Como um jovem de 22 anos se tornou capitão do São Paulo?

Um dos destaques da atual temporada do São Paulo, o zagueiro Diego Costa atingiu o ponto alto no clube com apenas 22 anos de idade. A ascensão meteórica do jovem, que iniciou sua carreira em 2020, levou Diego a ostentar a faixa de capitão do clube no comando do técnico Rogério Ceni. A confiança de Ceni em seu atleta é tanta que Diego entrou em campo por 25 vezes neste ano, se tornando um dos jogadores mais acionados pelo treinador.

Porém, nem tudo foram flores para o jovem zagueiro. Ele pode dizer, com toda certeza, que já viveu os dois lados da gangorra do futebol. Depois da ascensão meteórica em 2020 com Fernando Diniz, retornou ao banco de reservas na temporada passada no comando de Hernán Crespo e sofreu com algumas falhas e críticas da torcida. Sem se abalar, trabalhou e retomou a vaga de titular absoluto no time treinado por Rogério Ceni neste ano.

As drásticas mudanças em sua ainda curta carreira fizeram Diego Costa amadurecer e se tornar uma das principais lideranças do elenco são-paulino, chegando até a capitania imposta por Ceni. Ele foi capitão da equipe neste domingo (03) e chegou a seis partidas no ano com a braçadeira, três delas clássicos. Revezando a faixa com Miranda, Calleri e Rafinha, o jogador estreou como capitão no empate com o Corinthians e disse que não esperava a honraria: “Por mais que eu tenha sido capitão na base, ser capitão no profissional é uma grande responsabilidade. Se falar que estava esperando, vou estar mentindo, mas era o que eu almejava”.

Diego também falou da felicidade em ser capitão do São Paulo: “A faixa veio naturalmente. Fico muito feliz de usá-la. O mais importante é meu desempenho, mostrar para os meus companheiros que estou bem fisicamente, tecnicamente e mentalmente”, afirmou.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Diego Costa foi reprovado em diversos testes até chegar ao São Paulo

A caminhada até chegar ao Morumbi foi longa. O jogador foi reprovado em testes de diversos clubes até chegar as categorias de base são-paulina, onde se tornou capitão e levantou títulos, como a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019. Segundo Diego, ele foi reprovado em testes no Santos, Coritiba, Corinthians e até mesmo no São Paulo. Somente em 2015, quando foi destaque pelo Grêmio Prudente na Copinha, que chamou a atenção do tricolor e foi contratado para a base do clube.

Diego Costa é o zagueiro com mais jogos na atual temporada e recentemente renovou seu contrato até 2024.

Enfim, se gostou do conteúdo não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino e nos seguir no Instagram.