Clube da Itália se inspirou no São Paulo

Fundado em 25 de janeiro de 1930, o São Paulo Futebol Clube se consolidou como um dos clubes mais importantes dentro do futebol brasileiro com três títulos mundiais e da Copa Libertadores, seis do Campeonato Brasileiro, um da Copa do Brasil e 22 do Paulistão. Tamanho sucesso fez com que o Tricolor expandisse suas fronteiras.

Foi assim que, mais de 92 anos depois de sua fundação, o São Paulo viraria inspiração para o surgimento do San Paolo Calcio a 8 (SPC8), time de futebol de oito da Itália. O assunto, é claro, movimentou as redes sociais com inúmeros torcedores do clube celebrando o fato do Tricolor ter sido homenageado em outro país.

SPC8 Camisa 1
Camisa branca oficial do San Paolo Calcio a 8 (Imagem: SPC8/Instagram).

O SPC8 conta com as tradicionais cores vermelho, branco e preto, além de um escudo de cinco pontas, assim como o São Paulo. O primeiro modelo de sua camisa, divulgada em março de 2022, é quase idêntica à camisa número 1 são-paulina. A escolha fez bem ao SPC8, que colecionou 10 vitórias em seus primeiros 16 jogos.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A conexão entre São Paulo e Itália vem de outros tempos. Atletas nascidos no país europeu como Bruno Pardini e Edmondo Perozzi defenderam as cores do clube na década de 1920. Anos depois, a lista aumentaria com os naturalizados Rafael Tolói e Éder.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.