CBF vai anular Fluminense x São Paulo após erro do juiz?
O São Paulo foi ao Rio de Janeiro e perdeu por 2 a 0 para o Fluminense, neste domingo (1), no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paulista reclama o primeiro gol do adversário, marcado por Kauã Elias, ainda na primeira etapa, algo que pode ganhar novos desdobramentos nos próximos dias.
No lance, Calleri e Thiago Santos disputam uma bola, e o auxiliar Guilherme Dias Camilo alcançou a bandeira indicando falta, algo que somente o árbitro de campo pode assinalar. Sem a marcação da falta, Thiago Silva colocou a mão na bola para cobrar a “falta”, que não foi marcada por Paulo César Zanovelli.
O lance seguiu e o Fluminense abriu o placar. Apesar da intervenção do VAR, o gol foi confirmado. Na visão da comentarista Renata Ruel, o árbitro errou e houve toque de mão de Thiago Silva no lance.
“Não teve uma falta para o Thiago Silva cobrar. A mão dele na bola é deliberada. Erro absurdo da arbitragem. O jogo não foi paralisado. Não teve apito do árbitro. Houve mão do Thiago no lance”, disse a ex-árbitra.
Jogo pode ser anulado?
Em contato com o UOL, o advogado Carlos Henrique Ramos, especialista em direito desportivo, disse que o lance deve ser investigado para tirar uma conclusão sobre o ocorrido. De fato, há a possibilidade legal de entrar com recurso para anular o duelo.
.”Caso fique comprovado pelas imagens e pela sonora da partida que de fato não houve a marcação da falta e que, quando ao monitor, o árbitro ignorou a regra e validou o gol, teria havido erro de direito, o que legitimaria um pedido de anulação de partida junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Isto nos leva a entender que a situação poderia ser enquadrada no artigo 259, parágrafo 1º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o que poderia então levar a anulação da partida”, disse.