CBF pode diminuir as chances do São Paulo de conseguir vaga na Libertadores
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na última terça-feira (12), o novo calendário do futebol brasileiro para 2025. Junto a isso, a entidade oficializou que pretende enviar um pedido à Conmebol pedindo algumas mudanças na Libertadores da América com os clubes do país. Uma delas seria a não participação das equipes dos playoffs.
Segundo o documento da CBF, a mesma enviou um ofício em setembro solicitando o fim dos playoffs na Copa Sul-Americana. Por outro lado, o principal ponto abordado foi uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, com seis vagas para o país.
A CBF alega que o pedido foi realizado “em clara defesa” do futebol nacional. Vale destacar que o próprio São Paulo está na briga por uma vaga na Libertadores. Com o Inter na frente na tabela, o Tricolor estaria classificado, neste momento, para a fase de playoffs. No início do Campeonato Brasileiro, seis equipes garantem vaga para o torneio continental, sendo quatro direto para a fase de grupos.
Outro ponto importante é que caso o projeto seja aceito, valerá apenas na próxima temporada. Os clubes não devem aceitar a mudança para 2024, já que o planejamento foi baseado na regra atual. Campeão da Copa do Brasil, o Flamengo
conquistou a Copa do Brasil e fez o G6 virar 07. Junto a isso, o Cruzeiro também pode dar mais uma vaga caso seja campeão da Copa Sul-Americana. Caso vença a Libertadores, o próprio Botafogo também abre uma vaga.
“Em busca de soluções e, mais do que isso, em clara defesa do Futebol Brasileiro, a (BF encaminhou o Ofício PRE n° 1421/2024 de 03/09/2024 solicitando à CONMEBOL adequações no calendário, entre elas a extinção dos playoffs da Copa Sudamericana e a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores e ao mesmo tempo solicitando uma vaga direta da CBF para a Copa Libertadores”, diz trecho do ofício divulgado pela CBfF, que pode ser encontrado no próprio site da entidade.
Veja mais sobre o pedido
“O calendário de competições da FIFA e da CONMEBOL tem se expandido nos últimos anos, impactando diretamente as datas dos campeonatos nacionais. A introdução dos Playoffs da Sudamericana, desde 2023, interfere em duas datas do Campeonato Brasileiro, por exemplo. Além disso, a Copa Intercontinental FIFA e o novo Mundial de Clubes da FIFA para 2025 exigirão, respectivamente, um total de 10 datas no calendário.
Em busca de soluções e, mais do que isso, em clara defesa do Futebol Brasileiro, a CBF encaminhou o Ofício PRE n° 1421/2024 de 03/09/2024 solicitando à CONMEBOL adequações no calendário, entre elas a extinção dos playoffs da Copa Sudamericana e a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores e ao mesmo tempo solicitando uma vaga direta da CBF para a Copa Libertadores.
O que se percebe é que a cada ano há uma crescente demanda por datas destinadas a competições internacionais para o período do meio do ano, com destaque para eventos como o Mundial de Clubes da FIFA 2025, Copa do Mundo da FIFA 2026, Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, e Copa América 2028 o que exigirá de todos os stakeholders uma adaptação a esse novo cenário”.