CBF fará mudança radical no calendário para 2025 e São Paulo será afetado
A Confederação Brasileira de Futebol tem sido constantemente criticada não somente por sua arbitragem tendenciosa, como por seu calendário apertado. Pensando em mudar a rota para 2025 devido ao Super Mundial de Clubes, a entidade pretende colocar a Série A para ser finalizada próximo ao Natal, fator criticado por muitas equipes.
Em entrevista cedida ao ge, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, explicou que o calendário foi encaminhado aos clubes para que tenham ciência da programação imposta. Sobretudo, o São Paulo iniciaria a disputa do Campeonato Paulista na primeira semana de janeiro, enquanto o Brasileirão teria sua estreia no dia 26 de março, sendo finalizado em 21 de dezembro.
“Ainda não é o ideal (calendário), mas é um passo grande dado. Ouvindo Federações e clubes. Competição [a Série A] que deve começar em 29, 30 de março, até 21 de dezembro. Isso com tempo mais curto para os Estaduais mesmo (…) Quando se reclama do calendário, e diretoria de competições encontra uma fórmula que é importante. Não vai prejudicar pré-temporada e nem férias de ninguém. As férias devem ser divididas em dois tempos e que, por lei, é permitida”, disse o presidente.
A medida tomada pelo mandatário da CBF tem por objetivo não conflitar e prejudicar as partidas dos times nacionais classificados para o Super Mundial de Clubes, marcado para junho, nos Estados Unidos. Dessa forma, a Série A será paralisada por um mês entre junho e julho, o que possibilitará os times que ficarão de fora do torneio a darem férias a seus jogadores.
Como resultado da adoção tomada, o São Paulo será um dos clubes prejudicados, já que a pré-temporada para os estaduais não terá a mesma eficiência. A Confederação Paulista de Futebol, por intermédio do presidente Reinaldo Carneiro Bastos, detonou a escolha da entidade máxima em somente enxergar o problema em cima da hora.
“Não é razoável que em novembro se decida que os campeonatos comecem no dia 8 de janeiro. Os jogadores se planejam, viajam de férias com suas famílias. Não seria ruim para São Paulo, seria ruim para o futebol brasileiro. Qual é a solução ideal? Precisamos discutir, clubes e federações, todos juntos, com a CBF. Os clubes que estão no Mundial querem uma solução para eles, é justo, correto. E os que não estão não querem… Só que precisamos ouvir todo mundo”, avaliou Bastos.
São Paulo de olho nas mudanças da CBF:
De modo geral, a mudança drástica imposta pela Confederação Brasileira de Futebol vai beneficiar, majoritariamente, os clubes que estarão no torneio organizado pela Fifa. Sobretudo, estão confirmadas as presenças de Flamengo, Fluminense e Palmeiras, enquanto Botafogo e Atlético-MG decidem a última vaga na final da Libertadores, no dia 30 de novembro.
Confira as mudanças da CBF:
- Campeonatos estaduais: Início no dia 8 de janeiro e término em março;
- Campeonato Brasileiro: Início em 29 de março e término em 21 de dezembro;
- Pausa de um mês no Campeonato Brasileiro para não prejudicar equipes que participam do Super Mundial de Clubes 2025 (Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo/Atlético-MG)
- Demais equipes fora do Mundial podem dar férias a seus jogadores na metade do ano;
- Férias de um mês pode servir como excursões para aumentar a dinâmica de jogo dos clubes.