CBF divulga posição oficial sobre criação da Série E do Campeonato Brasileiro
Por meio do presidente do ASA de Arapiraca (AL), Rogério Siqueira, entrou-se em discussão a possibilidade de remodelar a Série D do Campeonato Brasileiro com a criação da Série E. No entanto, apesar dos esforços, a CBF descartou a possibilidade da segregação por meio de uma reunião com a Comissão Nacional de Clubes (CNC).
A ideia foi imposta no mês de agosto por representantes do clube alagoano, que disputa a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. O objetivo da discussão evidenciava a necessidade de reestruturar a Série D em 2025 até que somente 20 clubes pudessem brigar pelo título no mesmo formato da Série C. Como consequência, a Série E teria o modelo da Série D.
Assumindo a responsabilidade de decretar a possibilidade de mudança, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que por questões financeiras e logísticas a reforma não será implementada. Ainda de acordo com o mandatário, a quarta divisão do Campeonato Brasileiro vem sofrendo com muitas reformulações ao longo dos últimos anos.
“O atual modo de disputa é não apenas o melhor, mas especialmente o possível, sob o aspecto financeiro. Lamentavelmente não há fontes alternativas e nem as atuais são capazes de suportar a ampliação do número de clubes brasileiros no cenário nacional, de modo que não é possível, ao menos no presente momento, o acolhimento da criação da Série E”, disparou o presidente.
Primeiro time promovido à elite do Campeonato Brasileiro
Depois de amargar o primeiro rebaixamento de sua história na temporada passada, o Santos finalmente conseguiu assumir o protagonismo da Série B. Com duas rodadas de antecedência, o Alvinegro Praiano cravou sua promoção à Série A do Campeonato Brasileiro em 2025, fator comemorado pelo presidente do clube, Marcelo Teixeira.
“Estamos de volta ao lugar que nunca deveríamos ter saído. Vamos pensar no planejamento para 2025, para ter bons desempenhos em todas as competições. Estamos no caminho certo. Nos perguntavam o que seria do Santos em 2024. Em tempo recorde, mudamos o elenco. E vamos fazer igual em 2025. Vamos voltar diferente”, disse.