CBF determina os melhores times do Brasil: veja a posição do São Paulo

Se encaminhando para o final da temporada, a situação de alguns clubes ainda está definida, como a do próprio São Paulo, garantido na Libertadores de 2024 após ser campeão da Copa do Brasil. Por outro lado, alguns clubes ainda não selaram seus destinos, como os que brigam contra o rebaixamento e os que lutam pelo título do Campeonato Brasileiro.

Diante disso, a CBF já começou a montar o Ranking Nacional de Clubes para 2024. A lista inteira ainda não está definida, uma vez que a reta final do Brasileirão será decisiva para a montagem do ranking anual. 

Se antecipando ao anúncio da CBF, a Pluri Consultoria, em conjunto com o Lance!Biz, já deu pistas sobre a lista. Assim como nos últimos anos, o Flamengo ocupa a liderança, com o total de 16.598 pontos conquistados até o momento.

Em segundo lugar está o Palmeiras, com 15.357 pontos. Vale lembrar que a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira ainda luta pelo Brasileiro, e pode ganhar ainda mais pontos caso conquiste a taça.

O São Paulo completa o pódio, com 14.868 pontos. O Tricolor do Morumbi teve uma boa temporada, conquistando a Copa do Brasil em cima do Flamengo, se garantindo na elite do futebol brasileiro e com vaga na próxima Libertadores.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Como é feito o ranking de clubes da CBF?

O Ranking Nacional de Clubes faz uma lista envolvendo 236 clubes do Brasil. A CBF leva em conta o desempenho dos times nos torneios nacionais (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil) nas últimas cinco temporadas. O histórico recente na Libertadores não é levado em conta. 

Cada peso dos torneios são transformados em uma pontuação, envolvendo os pontos da temporada recente vezes cinco, somados ao da passada. O ranking é usado, por exemplo,  na separação de potes de torneios como Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Verde.