CBF deseja mudança radical no calendário e férias devem reduzir no São Paulo
A Confederação Brasileira de Futebol tem sido crucificada há anos não somente por sua arbitragem polêmica, mas por organizar um calendário ineficiente. Pensando na disputa do Super Mundial de Clubes 2025, a entidade nacional decidiu alterar o curso da Série A, devendo ser iniciado no mês de março.
Ainda que não esteja classificado para disputar o campeonato organizado pela Fifa, o São Paulo irá se beneficiar com as alterações impostas pela CBF. Em um contexto mais simplificado, além de antecipar o Brasileirão, a entidade pretende paralisar o calendário entre os meses de junho e julho, quando o Mundial de Clubes ocorrerá nos Estados Unidos.
A alteração ainda não foi aprovada, mas pretende descartar qualquer possibilidade de jogos da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro conflitarem com o torneio intercontinental. O formato para a temporada 2025 foi apresentado para o São Paulo e demais clubes, mas o calendário não foi publicado por haver mudanças significativas a serem feitas.
Com a paralisação de um mês no meio do ano, os times brasileiros podem aproveitar o momento para realizar excursões como uma espécie de pré-temporada. Em contrapartida, caso o calendário seja autorizado, os clubes podem optar por darem férias a seus jogadores. No mais, é válido destacar que a mudança ocorrerá para não prejudicar aqueles que irão disputar o Mundial de Clubes.
São Paulo do lado oposto
Apesar de ter lutado para carimbar seu passaporte para o Super Mundial de Clubes, o São Paulo ficará de fora da busca por um novo título internacional. O motivo para a quebra do sonho foi a eliminação nas quartas de final da Conmebol Libertadores para o Botafogo. Com 31 times confirmados, resta apenas um vaga, a ser decidida entre o Glorioso e Atlético-MG, que vão em busca da ‘Glória Eterna’ no dia 30 de novembro.
Confira os classificados para o Mundial:
- América do Sul: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, River Plate, Boca Juniors e Botafogo ou Atlético-MG (quem for o ampeão da Libertadores 2024);
- Europa: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, PSG, Inter de Milão, Porto, Benfica, Borussia Dortmund, Atlético de Madrid, Juventus e RB Salzburg;
- África: Al-Ahly, Wydad Casablanca, Mamelodi Sundowns e Espérance;
- América do Norte: Inter Miami, Monterrey, León, Seattle Sounders e Pachuca;
- Ásia: Al-Hilal, Urawa Red Diamonds, Al Ain e Ulsan Hyundai;
- Oceania: Auckland City.