CBF declara guerra contra Portugal por jogador do São Paulo

Promessa das categorias de base de Cotia, o lateral João Moreira vem dando o que falar nos últimos dias, já que ele é alvo de uma disputa entre Portugal e Brasil. Aos 19 anos de idade, ele é convocado para atuar nas duas seleções de base. Contudo, a CBF espera convencê-lo a representar a Amarelinha no futuro.

Na última semana, o técnico da Seleção Brasileira Sub-20, Ramon Menezes, anunciou a lista de convocados para o torneio Pan-Americano, que será realizado no Chile, em outubro. Moreira foi chamado para integrar o grupo, e já foi liberado oficialmente pelo São Paulo.

A CBF também enxerga um grande futuro no jovem, e quer que ele sinta o clima do Brasil nesta convocação, visando o “sim” definitivo no futuro para representar o país pentacampeão mundial.

Moreira até aceitou disputar o Pan-Americano com a Seleção, mas ainda não tomou sua decisão final sobre qual país representará no futuro. Enquanto isso, ele ainda pode jogar em ambas as seleções. A decisão definitiva acontecerá quando ele for chamado para a seleção principal.

A CBF quer evitar outros casos de brasileiro que acabam escolhendo outras seleções para jogar. O caso mais recente em Portugal envolveu Matheus Nunes, meia do Manchester City. Nascido no Rio de Janeiro, fez toda a sua carreira em Portugal. Foi convocado por Tite em 2021, mas recusou, e hoje defende os europeus.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Carreira de Moreira

O jogador, que defende o São Paulo, nasceu na capital paulista, mas tem parentes portugueses da parte de seu avô. Possui cidadania portuguesa desde 2021, e já foi chamado para defender os europeus em duas ocasiões. Venceu dois torneios sub-18 com o país.

Ele fez sua estreia oficial pelo time principal do Tricolor em 2022, sob o comando de Rogério Ceni, que gostava do atleta. Entretanto, sofreu uma grave lesão ligamentar no joelho e ficou muito tempo afastado.  Disputou 12 partidas no total, podendo jogar tanto pela lateral-direita quanto pela esquerda.