Calleri nem saiu ainda e São Paulo já encontrou substituto com 36 gols em 50 jogos
A diretoria do São Paulo iniciou o mapeamento visando reforçar o elenco para a disputa da próxima temporada e em uma das reuniões foi levantada a necessidade de abrir as portas para os garotos da base. Apresentando uma destreza fora de curva, Ryan Francisco, de apenas 18 anos, deve ser promovido ao elenco principal para adquirir rodagem.
A nível de conhecimento, o potencial substituto de Calleri detém números que superam as façanhas de Endrick com a camisa do Palmeiras em sua passagem pela base. Sobretudo, o cria do São Paulo disputou 50 jogos na atual temporada, por onde foi recompensado com 36 gols e 11 assistências para a sua conta.
A motivação por detrás da promoção de Ryan Francisco não está atrelada apenas ao seu alto nível técnico, mas também à carência que o São Paulo tem enfrentado nos últimos compromissos. Em coletiva de imprensa, Luis Zubeldía chegou a enaltecer a postura da dupla de centroavantes formada por Calleri e André Silva, mas ressaltou a necessidade de contar com nova peça de reposição.
“Nós jogamos apenas com um centroavante reserva e precisamos ver. Tínhamos o Juan antes para supri-los também, e agora não temos. E é difícil isso em um campeonato com o Brasileirão”, avaliou o treinador argentino após o empate do São Paulo com o Atlético-MG por 2 a 2.
Para a próxima temporada, os dirigentes tricolores limitaram o orçamento no futebol para R$ 350 milhões. Dessa forma, contratar jogadores por valores astronômicos não está nos planos do São Paulo, o que pode favorecer não somente a vida de Ryan Francisco, mas de outras joias presentes em Cotia.
Novo Calleri à vista?
A princípio, Ryan Francisco disputará novamente a Copa São Paulo de Futebol Júnior, sendo posteriormente integrado aos treinos no CT da Barra Funda, com o elenco profissional. A nível de conhecimento, o cria tricolor foi coroado como o artilheiro do Paulistão Sub-17 em 2023, com números que colocaram Endrick no bolso.
Nesse ínterim, o possível substituto de Calleri marcou 28 gols em 20 partidas realizadas no estadual, totalizando uma média de 1,4 gol por jogo. Em contrapartida, o atacante do Real Madrid acumulou uma média de 1,3 tento por compromisso na competição disputada na temporada 2022.
Acreditando na evolução de sua joia dentro e fora das quatro linhas, a diretoria do São Paulo assinou contrato com Ryan Francisco válido até o final de 2028. Dessa forma, para que um clube consiga remover o centroavante de Cotia, será preciso arcar com a multa rescisória, avaliada em 60 milhões de euros (R$ 370,2 milhões pela cotação atual).