Brasileirão 2024 nem começou e São Paulo já é declarado primeiro colocado no fim do ano

Apesar de ter vivido uma década complicada (2010), o São Paulo ainda se manteve como um dos maiores times do futebol brasileiro, se não o maior. O Tricolor passou quase 10 anos sem conquistar um título, tabu que foi quebrado com o Campeonato Paulista de 2021, quando venceu o Palmeiras e levantou o troféu tão esperado.

Em 2022, o Tricolor esteve perto do bicampeonato estadual, mas perdeu a partida de volta para o mesmo rival. Chegou a decisão da Copa Sul-Americana, mas também  ficou com o vice. A volta por cima se deu em 2023, quando foi campeão da Copa do Brasil pela primeira vez.

Enquanto isso, as performances no Campeonato Brasileiro não foram das melhores. Mesmo assim, o São Paulo se mantém como líder geral na pontuação do torneio desde a mudança para o sistema de pontos corridos, em 2003. A informação foi levantada através de um estudo realizado pelo portal Goal.

O Tricolor somou o total de 1324 pontos, enquanto o Flamengo é o segundo colocado, com 1279 (45 de diferença, algo que não deve ser superado neste ano). O Santos, que recentemente caiu para a Série B, fecha o pódio com 1237. O Internacional (1221) e o Corinthians (1209) compõem o top-5.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Conquistas de SPFC e Flamengo do Brasileirão desde a adoção dos pontos corridos

Neste período, o São Paulo foi tricampeão brasileiro, sendo o único clube em toda a história do país a conquistar tal feito de forma consecutiva. A equipe comandada por Muricy Ramalho gritou “é campeão” em 2006, 2007 e 2008.

Por outro lado, o Flamengo também comemorou três Campeonatos Brasileiro desde a mudança para pontos corridos. A primeira vez foi em 2009, comandado por Andrade, e depois em 2019, com Jorge Jesus, e 2020, com Rogério Ceni.