Brasil pode ser expulso da Copa América após treta na CBF

A intensa crise política dentro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parece nunca ter fim e pode até mesmo piorar nas próximas semanas. Após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro destituir Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade que rege o futebol no país, quem pode pagar o pato é a Seleção Brasileira.

Segundo informações do Jornal O Globo, fontes ligadas a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) garantem que, caso o antigo presidente não for reintegrado, existe sim a possibilidade do Brasil ser excluído da disputa da Copa América de 2024, que vai ser realizada nos Estados Unidos entre junho e julho.

Ednaldo Rodrigues
Ednaldo Rodrigues no sorteio da final da Copa do Brasil na CBF — Foto: Fred Gomes

“O regulamento é claro. Não é permitido, em hipótese alguma, a intervenção de forças externas nos assuntos que competem a seus associados. A este respeito, e por uma questão de ordem, se a CBF for suspensa pelo órgão competente da FIFA, perderia todos os seus direitos de afiliação com efeito imediato”, afirmou uma das fontes.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Em uma carta assinada por dirigentes de Conmebol e FIFA, a nova diretoria da CBF recebeu o seguinte recado: “Nenhuma eleição deve ser convocada ou acontecer até que uma delegação de FIFA e Conmebol visite o Brasil no próximo janeiro para examinar a situação e discutir o assunto com as partes interessadas”.

Confira os grupos da Copa América de 2024

  • Grupo A: Argentina, Peru, Chile, Canadá/Trinidad e Tobago
  • Grupo B: México, Equador, Venezuela , Jamaica
  • Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá, Bolívia
  • Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai, Costa Rica/Honduras

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.