Atleta pode ser proibido de atuar na Itália após sofrer mal súbito

Créditos: Divulgação/Reuters

No dia 1º de dezembro, a Fiorentina recebeu a Internazionale no estádio Artemio Franchi, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Italiano. Apesar da euforia dos torcedores presentes, a partida precisou ser adiada após o meio-campista Edoardo Bove cair de forma repentina no gramado, fator que pode obrigá-lo a procurar outro clube fora da Itália.

Após a realização de exames médicos, ficou comprovado um problema cardíaco no jogador de apenas 22 anos, resultando em necessidade cirúrgica. Segundo informações de veículos italianos, teria sido implantado um desfibrilador subcutâneo em Bove, em operação que ocorreu com sucesso. Porém, as leis da Itália proíbem que atletas pratiquem futebol profissional com o dispositivo.

Se recuperando do implante desde o dia 10 de dezembro, o meio-campista permanecerá com o aparelho por alguns meses, de acordo com o jornal Gazetta dello Sport. Todavia, caso precise continuar utilizando o equipamento para auxiliar o funcionamento de seu coração, Edoardo Bove terá que encontrar outro clube fora da Itália.

“A Fiorentina anuncia que a operação a que foi submetido Edoardo Bove foi um sucesso. Edoardo entrou em contato com o clube e informou que está bem e que deverá continuar o processo pós-operatório antes de receber alta hospitalar nos próximos dias”, publicou o clube italiano em comunicado oficial.

Itália bane jogador por mal súbito

Potencializando ainda mais a dor de cabeça do jogador, sua estadia na Fiorentina estava decretada até meados de 2025, já que seu passe pertence à Roma até 2028. Dessa forma, caso não possa atuar no país europeu, o meia terá que encontrar um novo destino que permita a utilização do desfibrilador subcutâneo, assim como ocorreu com Christian Eriksen, ex-Inter.

Em 2021, o experiente jogador preocupou a todos os torcedores que acompanhavam a partida da Eurocopa entre Dinamarca e Finlândia. Na época, o meia sofreu um mal súbito, precisando ficar oito meses longe dos gramados. Devido à implantação do desfibrilador, o craque deixou a Internazionale para assinar com o Brenftord, da Inglaterra.