Atacante marcou 5 e São Paulo goleou o Cruzeiro por 5 a 0

No dia 16 de julho de 1997, ou seja, há 27 anos, o ex-atacante Dodô entrou para a história ao marcar cinco gols no mesmo jogo. Na ocasião, o Tricolor foi a Belo Horizonte e goleou o Cruzeiro por 5 a 0, em pleno Mineirão.  Ao final de sua trajetória no SPFC, Dodô marcou 93 gols em 169 partidas disputadas. 

Apesar do Cruzeiro contar com quatro desfalques naquela ocasião, o Tricolor não começou bem o jogo. Os atletas pareciam nervosos e estavam cometendo diversas faltas. Três jogadores receberam cartões amarelos somente nos primeiros seis minutos de bola rolando. 

Depois de controlar os nervos, a equipe comandada pelo técnico Dario Pereyra começou a se lançar ao ataque, perdendo diversas ocasiões de gols. Do outro lado, os mineiros não chegavam com perigo. Aos 30 minutos, Dodô abriu a goleada. 

Ele recebeu passe de Fabiano, driblou o goleiro Dida e sofreu pênalti, que acabou convertendo posteriormente. Marcou o segundo oito minutos mais tarde, de cabeça, aproveitando cruzamento de Cláudio. O hat-trick veio depois de mais quatro minutos.

A volta do intervalo prometia ainda mais gols do artilheiro. Aos cinco minutos, recebeu boa bola de Denilson e marcou, novamente de cabeça. Aos nove, fez o quinto e o último gol na goleada histórica contra o Cruzeiro. Aos 40 minutos, Marcelo desperdiçou um pênalti para o adversário. 

O Escalações de SPFC e Cruzeiro

Cruzeiro: Dida; Ricardo, Odair, Célio Lúcio e Gustavo (Fábio); Fabinho, Ricardinho, Cleison e Caio; Marcelo e Elivélton Técnico: Paulo Autuori.

São Paulo;  Rogério; Cláudio, Rogério Pinheiro, Álvaro e Serginho; Edmílson, Belletti (Alexandre), Fábio Aurélio, Fabiano (Luiz Carlos) e Denílson (Marcelinho); Dodô Técnico: Dario Pereyra.