Argentina pode perder a Copa América após jogadores cantarem música racista?

Chegando ao 16º título de Copa América de sua história, se tornando a maior vencedora do torneio à frente de Uruguai e Brasil, a Argentina viu a conquista sobre a Colômbia ganhar uma página triste nesta segunfa-feira (15). Durante a comemoração, jogadores da Albiceleste cantaram uma música racista no ônibus.

O volante Enzo Fernández filmava o momento de festa entre os atletas em uma live no Instagram, mas encerrou a transmissão quando percebeu que começavam a ecoar os gritos racistas. A música se notabilizou na Copa do Mundo de 2022, quando torcedores a entoaram para provocar a França, vice-campeã mundial. Veja a letra:

“Eles jogam pela França
mas são de Angola
que bom que eles vão correr
se relacionam com transexuais
a mãe deles é nigeriana
o pai deles cambojano
mas no passaporte: francês”

Após a repercusão negativa, a Federação Francesa de Futebol (FFF) decidiu que irá cobrar explicações da Associação Argentina de Futebol (AFA) e da Fifa sobre a música cantada pelos argentinos. A informação sobre a decisão da federação francesa é do jornal AFP.

A atual ministra de esportes da França, Amélie Oudea-Castera, repudiou o episódio nas redes sociais e cobrou uma atitude da Fifa: “Patético. Um comportamento ainda mais inaceitável se for repetido. Fifa, alguma reação?”. A entidade máxima do futebol ainda não se pronunciou sobre o assunto, assim como a Conmebol.

De certo é que a Argentina não será penalizada dentro de campo e manterá seu 16º título de Copa América. No último domingo (14), Lionel Messi e companhia bateram a Colômbia após empate por 0 a 0 no tempo normal e vitória por 1 a 0 na prorrogação. O artilheiro Lautaro Martínez foi responsável pelo gol do título.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.