Alvinegro da Série A foi rebaixado após escândalo de manipulação

A reta final da Série A do Campeonato Brasileiro prepara uma briga e tanto contra o rebaixamento. Com a queda do América-MG para a Série B já confirmada e o Coritiba vivendo situação drástica, Goiás, Cruzeiro, Vasco da Gama, Santos, Corinthians e Cuiabá lutam para escapar das duas vagas restantes do temido Z4.

Com três clubes alvinegros na disputa, relembramos um caso que foi parar na justiça envolvendo um outro clube preto e branco de bastante tradição em seu país: a Juventus. Bicampeã da Liga dos Campeões da Europa e recordista de títulos do Campeonato Italiano, com 36 conquistas, a equipe de Turim tem manchas em sua vitoriosa história.

Em 2006, após conquistar títulos nacionais consecutivos, a “Velha Senhora” se envolveu no “Calciopoli”, um verdadeiro escândalo que abateu a Série A do Italiano. Na ocasião, a justiça do país europeu descobriu um esquema de manipulação de resultados na temporada 2004-05 do campeonato envolvendo quatro grandes equipes.

Além da Juventus, Milan, Fiorentina e Lazio também acabariam punidas. Só o Alvinegro, porém, seria rebaixado para a Série B. A punição não terminou somente por aí. Perdendo os títulos das temporadas 2004-05 e 2005-06, a Juventus ainda iniciou a segunda divisão com nove pontos a menos que seus concorrentes.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Mesmo assim, o time de Turim venceria o título da Série B e retornaria à elite na temporada seguinte para voltar a acumular títulos na década de 2010: foram nove conquistas consecutivas da Série A Italiana.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.