Alexandre Pato não tem nem 2 jogos pelo São Paulo
Alexandre Pato foi contratado sob grandes expectativas da torcida para esta sua terceira passagem pelo São Paulo. O atleta de 34 anos fez sua estreia no empate diante do Red Bull Bragantino, em julho, para a euforia dos tricolores, que esperavam que seu desempenho fosse igual ou parecido ao da primeira passagem.
Entretanto, tal rendimento jamais veio a se concretizar, e a possível dela formada entre ele e Calleri jamais saiu do papel. Com o passar do tempo, a situação de Pato foi se complicando com o técnico Dorival Júnior, que havia aprovado a sua chegada.
O atacante jogou apenas 10 jogos na temporada, sendo titular em apenas um deles: contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o comandante escalou uma equipe reserva pensando.
Dentre os jogos em que Pat esteve em campo, o SPFC acumula apenas uma vitória, quatro empates e cinco derrotas. Marcou dois gols, contra o Santos, no Morumbi, e América-MG, em Belo Horizonte. Além disso, acumula uma minutagem baixíssima dentro de campo (162), ou seja, não dá nem dois jogos completos, já que cada tempo possui 90 minutos.
Apesar de ter colocado a bola na rede em duas oportunidades, a comissão técnica acredita que alguns atletas estão à frente do atacante, como Luciano, Wellington Rato, Juan e David. Pato se tornou a última opção de Dorival, ficando até fora da lista de relacionados do time nas últimas partidas.
Pato deve ter chance de ouro no SPFC para definir seu futuro
Recentemente, o diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, comentou sobre a influência positiva de Alexandre Pato no vestiário do clube. Contudo, isso não lhe garante permanência para 2024, e sua situação será analisada nas próximas semanas.
“Agora nós vamos começar essas reuniões para avaliação e vamos analisar a situação do Alexandre Pato. O que eu posso dizer em relação ao Pato é que, mesmo não sendo relacionado para alguns jogos, ele tem sido um profissional corretíssimo e nos ajuda demais com os meninos da base, até pela experiência que ele tem na Europa. É um cara exemplar e vamos fazer a análise nas reuniões que teremos pela frente”, comentou.
O atacante deve ganhar mais minutos após a cirurgia de Calleri, que ficará fora dos gramados até a pré-temporada em 2024. Ele tem contrato até o final do ano, e terá que provar para Dorival que merece uma vaga no time no ano que vem.