Alexandre de Moraes decreta que o Palmeiras não tem Mundial
O Mundial de Clubes é, talvez, o título mais expressivo para os sul-americanos. A conquista diante de um clube Europeu representa muito para a galeria de troféus das equipes da América. Por sinal, discussões relacionadas ao assunto são cada vez mais comuns entre torcedores e até programas esportivos.
Uma das maiores envolve o Palmeiras. Muitos afirmam que a conquista da Copa Rio de 1951 não pode ser considerada um Mundial de fato, algo que os palmeirenses discordam veementemente. Na visão do ministro Alexandre de Moraes, o Alviverde realmente não tem o troféu.
Durante uma sessão no Supremo Tribunal Federal (STF) realizada em fevereiro de 2023, Alexandre, que é corintiano assumido, falou sobre o assunto pela primeira vez, em brincadeira com o ministro Dias Toffoli, que é torcedor do Palmeiras. Vale destacar que a sessão no Supremo tratava-se do acesso judicial a dados de usuários da internet através de provedores estrangeiros.
“Eu nem quis dizer que depois daquele trágico evento no Corinthians com a Rússia, nós extirpamos os russos do Corinthians e depois ainda fomos campeões mais duas vezes do Brasileiro e uma do Mundial, em 2012, que o Palmeiras não tem, infelizmente, ministro Toffoli”, disse Moraes.
O Corinthians venceu o Mundial de Clubes da Fifa em duas oportunidades: 2000 e 2012. Já o Palmeiras acumula três participações no torneio, em 1999, 2020 e 2021. Não venceu nenhuma delas. Por outro lado, o São Paulo é o maior vencedor da competição entre os times brasileiros, com três conquistas (1992, 1993 e 2005).