Agora é oficial: conheça o novo presidente do Flamengo

Na noite desta segunda-feira (9), Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, foi eleito o novo presidente do Flamengo. Ele atua há 15 anos na política do clube e agora chega ao ponto mais alto de sua carreira dedicada ao Rubro-Negro. Aos 64 anos, ele faz parte da chapa “Raça, Amor e Gestão”.

Formado em Engenharia Civil na UFRJ, realizou mestrado em Finanças pela Coppead-RJ. Trabalhou como superintendente de compras nas Lojas Americanas e na Mesbla até ser presidente de diversas empresas do ramo televisivo, como a Sky.

Virou sócio do Flamengo em 2009 e iniciou sua carreira política no clube. A Sky, empresa de Bap, patrocinou a equipe de basquete em 2010 e faz parte da contratação de Zico como novo diretor técnico.

Posteriormente, foi um dos participantes da Chapa Azul em 2012, representada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello. Baptista se tornou vice-presidente de marketing, mas acabou rompendo com o mandatário em apoio a Wallim Vasconcellos na próxima eleição.

Bandeira de Mello foi reeleito e Bap retornou ao Rubro-Negro em 2019 como vice-presidente de reações externas e memnbro so conselho de futebol. Em 2021, após a reeleição de Rodolfo Landim, saiu do conselho após problemas internos, em especial algumas divergências com Marcos Braz.

A princípio, tinha um acordo para ser o sucessor de Landim, algo que não aconteceu. Rodrigo Dunshee foi o escolhido, e desta forma, Bap foi candidato pela oposição, vencendo por 1.731 a 1.166 votos.

Polêmicas

Luiz Eduardo Baptista também é conhecido por não ter papas na língua. Um dos episódios mais polêmicos ocorreu em 2012, logo quando ganhou a eleição como vice no marketing. Confira sua fala:

“Da situação que o Flamengo vem, eu me sinto assim: um gordinho, baixinho, meio careca cantando a Gisele Bündchen. Ela olhou para mim e sorriu. Não sei se ela está me sacaneando ou dando mole. Se estiver dando mole, quem sabe o Flamengo tenha um Natal bacana”, disse.