Abel precisa de um “milagre” para conquistar feito que tanto deseja no Palmeiras
Após a derrota por 3 a 1 para o Botafogo em casa, o Palmeiras não depende apenas de si mesmo para ser campeão brasileiro. Agora, o Alviverde terá que torcer contra o rival carioca para atingir um feito concluído em duas ocasiões levando em conta as últimas 18 edições do torneio de pontos corridos.
As únicas vezes nas quais o segundo colocado a dois jogos do fim do Brasileirão levantou o troféu foram em 2009 e 2020. O Palmeiras conta com 70 pontos, três a menos do líder Botafogo, que levou a melhor no confronto direto.
A última vez que isso ocorreu foi no Campeonato Brasileiro de 2020. Na ocasião, o Internacional, comandado por Abel Braga, liderava o torneio até o fim da 36ª rodada com 69 pontos, um à frente do Flamengo. O Rubro-Negro acabou passando e levantou o troféu de campeão.
Em 2009, o mesmo Flamengo também foi campeão brasileiro. Faltando duas rodadas, o time estava a um ponto do São Paulo, líder com 62 unidades conquistadas. Acabou se tornando líder na rodada seguinte e comemorou a conquista na última partida.
No restante das outras 16 edições do Brasileirão, o líder na 36ª rodada ou já havia garantido o título e conquistou nas rodadas seguintes. Essa foi a situação do Palmeiras recentemente, já que foi o campeão em 2016, 2018, 2022 e 2023.
Palmeiras ainda tem chances de ser campeão
Apesar da situação ser complicada, a equipe comandada por Abel Ferreira ainda tem chances de garantir o tricampeonato. O Alviverde precisa vencer o Cruzeiro, no Mineirão, na próxima rodada, e torcer para o Botafogo perder para o Internacional, no Beira-Rio.
Desta forma, ambos ficariam empatados em 73 pontos, mas os paulistas assumiram a liderança pelo número de vitórias: 22 a 21. Na última rodada, o Palmeiras encara o Fluminense, no Allianz Parque, enquanto o Botafogo enfrenta o São Paulo, no Nilton Santos.