O brasileiro Hugo Calderano se tornou o primeiro atleta não nascido na Ásia ou Europa a ser campeão do Mundial de Tênis de Mesa. Depois de cair na semifinal dos Jogos Olímpicos de Paris, ele deu a volta por cima e derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do mundo, em Macau.
Hugo tem 28 anos de idade e é o atual número 4 do mundo segundo o ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Sua paixão pelo veio por conta de seu pai, que desde pequeno ensinava o filho a rebater as bolinhas.
Por sinal, o carioca sempre se deu bem com esportes de uma maneira geral. Já foi da seleção estadual de vôlei do Rio de Janeiro e campeão estadual pré-mirim de salto em distância, no atletismo.
Aos 14 anos, deixou sua casa rumo a São Caetano do Sul (SP), passando a treinar exclusivamente tênis de mesa. Como se não bastasse, fala sete línguas (português, inglês, espanhol, alemão, mandarim, francês e italiano) e aproveita o seu tempo livre para realizar outras atividades.
“Durante a pandemia, aprendi a tocar ukulele e violão, o que eu não me imaginava fazendo alguns anos atrás. Isso ajuda a continuar trabalhando meu cérebro e não só pensar no tênis de mesa. A gente usa nosso corpo tão intensamente no esporte que às vezes nosso cérebro fica preguiçoso. É importante não deixar que isso aconteça”, disse Hugo, em entrevista ao Estadão, em 2023.
Amor pelo Fluminense
Nascido e criado no Rio de Janeiro, Hugo Calderaro é Tricolor. Além de ter atuado no tênis de mesa do Fluminense, também defendeu o vôlei e o atletismo. Acabou deixando a equipe carioca ao se mudar para São Caetano do Sul.
“Aqui fiz muitas amizades e conheci jogadores que me ajudaram nesta caminhada. Sempre sinto um pouco de nostalgia quando volto ao clube. São boas lembranças. Guardo com carinho os momentos nas Laranjeiras”, comentou o profissional, ao site do Fluminense, em 2019.